Obra da usina Belo Monte é parcialmente interrompida por ocupação indígena

FONTE: Reuters Brasil

reuters20130502 SÃO PAULO, 2 Mai (Reuters) – O canteiro principal da hidrelétrica Belo Monte (PA) foi ocupado por indígenas nesta quinta-feira, paralisando os trabalhos no local, informou o Consórcio Construtor Belo Monte, responsável pelas obras civis na usina.

Os índios pedem suspensão das obras e estudos relacionados às barragens nos rios Xingu, Tapajós e Teles Pires, e que seja feita consulta prévia aos povos antes de tomada decisão sobre construção de hidrelétricas, segundo nota no site Conselho Indigenista Missionário (Cimi), nesta quinta-feira.

“Vocês precisam regulamentar a lei que regula a consulta prévia aos povos indígenas. Enquanto isso, vocês precisam parar todas as obras e estudos e as operações policiais nos rios Xingu, Tapajós e Teles Pires”, disseram os indígenas em carta sobre a ocupação, divulgada pelo Cimi.

Cerca de 200 índios de diversas etnias, além de pescadores e ribeirinhos, estariam realizando a ocupação, segundo o Cimi, que informou ainda que a “tropa de choque da Polícia Militar já esperava pelos indígenas”.

A ocupação se manterá por tempo indeterminado ou até que o governo federal atenda as reivindicações apresentadas, segundo o Cimi.

A Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina, informou que cerca de 50 indígenas da etnia Munduruku ocuparam o escritório da empresa no canteiro Belo Monte. A assessoria da empresa ainda não tinha informações sobre reivindicações.

A hidrelétrica no rio Xingu já passou por diversas paralisações desde o início da construção em 2011, causadas por greves de trabalhadores ou ocupações. A última tinha ocorrido no fim de março.

A expectativa é de que a usina entre em operação em 2015 e tenha cerca de 11 mil megawatts (MW) quando estiver totalmente concluída.

A Norte Energia tem entre os acionistas a Eletrobras, os fundos Petros e Funcef, a Neoenergia, a Cemig e a Light.

Atualmente, cerca de 22 mil trabalhadores atuam na construção da usina.

(Por Anna Flávia Rochas)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s