Carta n. 5: precisamos de apoio urgente

Hoje escrevemos para quem nos apoia. Quem confia na nossa luta e concorda com nosso ponto de vista.

Nós somos a gente que vive nos rios em que eles querem construir barragens. Nós somos Munduruku, Juruna, Kayapó, Xipaya, Kuruaya, Asurini, Parakanã, Arara, pescadores e ribeirinhos. O rio é nosso supermercado. Nossos antepassados são mais antigos que Jesus Cristo.

Ocupamos o canteiro de Belo Monte faz sete dias. Somos contra a construção de grandes obras que destroem nossa vida. Queremos dialogar com o governo sobre isso. Mas eles não querem.

Tem que ser regulamentada a lei que vai garantir e realizar a consulta prévia antes de estudos e construções.

O governo precisa parar tudo o que está fazendo. Precisa suspender as obras e estudos das barragens. Precisa tirar as tropas da nossa terra.

Eles tiraram os jornalistas e os advogados daqui. Faz cinco dias que só nós tiramos fotos de dentro do canteiro.

Eles querem nos intimidar com muitos policiais. É a Força Nacional quem está negociando com a gente e falam que o governo não vem. No jornal o governo também disse que não vem.

Estão dificultando a entrada de comida. Nem enfermeira nem deputado entra direito aqui. Estamos preocupados com o que pode vir a acontecer com nós.

Nós precisamos de ajuda. As organizações precisam apoiar a ocupação. Escrever em público dizendo que estão do nosso lado. Que não concordam com a intimidação do governo.

Os jornalistas precisam continuar falando com a gente, mesmo que seja do lado de fora ou por telefone. Estamos muito felizes com toda a cobertura.

As pessoas precisam nos apoiar. Precisam denunciar na internet. Você também pode vir e ajudar, se não puder você pode mandar uma contribuição pela internet pelo banco.

Caixa Econômica Federal – Mutirão pela Cidadania
Agencia: 0551 – Conta: 1532-7 – OP 003 – CNPJ: O1993646/0001-80

É muito importante para nós qualquer valor. Ajude se puder. Nós temos muita esperança dessa vez.

Quarta, 8 de maio, 2013, ocupação do canteiro de Belo Monte

16 Respostas para “Carta n. 5: precisamos de apoio urgente

  1. eu fiz uma tradução em Inglês, aqui: http://whoami-whoareyou.blogspot.ca/2013/05/occupation-of-belo-monte-may-2-2013.html#OobmS08

    eu vou para o banco depois um pouco mas eu tentei as coisas assim antes, e eles nem sempre são possíveis com bancos canadenses – o que funciona é a Western Union mas pra isso precisa de nome, endereço na rua, e endereço de e-mail

    eu ouço sua chamada, eu sou velho e quase não posso andar ou eu viria, também, eu não sou rico, mas vou enviar algo se isso pode ser feito

    esteja bem, fique forte!

  2. Pingback: Letter n. 5: We Need Your Support Urgently! | Indigenous Brazil~·

  3. Mandei 28 reais, que é o resto que possuo…sobrevivam até o dia 20 de Maio, que eu mandarei um mais um pouco nesta data.
    Da selva de pedras, com amor.

  4. Contem com meu apoio, mesmo tão longe. Compartilho, denuncio, grito e peço ao Grande Espírito, Justiça!
    Contra este progresso equivocado, perverso, corrompido. Os recursos naturais não existem para servir ao homem !
    SALVEM OS POVOS NATIVOS! QUE ELES POSSAM NOS PERDOAR. ELES SÃO OS GUARDIÕES DE NOSSO PLANETA.

  5. um grupo de pessoas protestando sobre uma obra autorizada pelo governo federal… e pedem ajuda financeira para depósito em…. um banco federal. Não tô criticando o protesto, que inclusive eu apoio, mas não tem como não perceber este detalhe, no mínimo irônico.

  6. Sou contra estas porcariam de barragem,com a mao do governo agora para colaborar para destruir,os indios vai ficando sem habitacao eles sao os donos das terras eles merece paz.
    Os governos que tem que tomar vergonha com estas ganacias do dinheiros e de terras invadidas!!!!!!!. FORA PT!!!!!!.SOU A FAVOR DOS iNDIOSSS….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s