Carta no. 8: o massacre foi anunciado e só o governo pode evitar

Nós ocupamos o canteiro de obras de Belo Monte. Nós estamos defendendo nossa terra. Uma terra muito antiga que sempre foi nossa. Uma parte vocês já tomaram. Outra vocês estão tentando tomar agora. Nós não vamos deixar.

Vocês vão entrar para matar. E nós vamos ficar para morrer. Nós não vamos sair sem sermos ouvidos.

O governo federal anunciou um massacre contra os povos indígenas, os 170 guerreiros, mulheres, crianças e lideranças e pajés que estão aqui. Esse massacre vai acontecer pelas mãos das polícias, da Funai e da Justiça.

Vocês já mataram em Teles Pires e vão matar de novo quando for preciso para vocês. Vocês mataram porque nós somos contra barragens. Nós sabemos do que vocês são capazes de fazer.

Agora quem pediu para nos matar foi a Norte Energia, que é do governo e de empresários. Ela pediu para o juíz federal, que autorizou a polícia a nos bater e matar se for preciso. A culpa é de todos vocês se algum de nós morrer.

Chega de violência. Parem de nos ameaçar. Nós queremos a nossa paz e vocês querem a sua guerra. Parem de mentir para a imprensa que estamos sequestrando trabalhadores e ônibus e causando transtornos. Está tudo tranquilo na ocupação, menos da parte da polícia mandada pela Justiça mandada pela Norte Energia mandada pelo governo. Vocês é que nos humilham e ameaçam e intimidam e gritam e assassinam quando não sabem o que fazer.

Nós exigimos a suspensão da reintegração de posse. Até dia 30 de maio de 2013, quinta-feira de manhã, o governo precisa vir aqui e nos ouvir. Vocês já sabem da nossa pauta. Nós exigimos a suspensão das obras e dos estudos de barragens em cima das nossas terras.  E tirem a Força Nacional delas. As terras são nossas. Já perdemos terra o bastante.

Vocês querem nos ver amansados e quietos, obedecendo a sua civilização sem fazer barulho. Mas nesse caso, nós sabemos que vocês preferem nos ver mortos porque nós estamos fazendo barulho.

Canteiro de obras de Belo Monte, Vitória do Xingu, Pará, 29 de maio de 2013

19 Respostas para “Carta no. 8: o massacre foi anunciado e só o governo pode evitar

  1. Pingback: Combate Racismo Ambiental » Carta no. 8: o massacre foi anunciado e só o governo pode evitar·

  2. Pingback: Carta no. 8: o massacre foi anunciado e só o governo pode evitar | Africas·

  3. Pingback: Carta no. 8: o massacre foi anunciado e só o governo pode evitar | Belo Monte | Ivi Maraei·

  4. Puxa Vida, vamos assistir impotentes um absurdo destes? De novo….Por que não é possível deixar o índio em paz? Num país tão grande, que ganância é esta? Até quando?,

  5. Pingback: Brazil: Belo Monte Dam Area Reoccupied by Natives · Global Voices·

  6. Pingback: Belo Monte: Ocupação e anúncio de uma guerra·

  7. Eu estou orgulhosa do Povo Munduruku. Sou missionária e estou rezando para que não aconteça morte. Esse povo precisa viver. Por que o governo não atende suas reivindicações? Que o Deus da vida tupanha esteja com eles e os livre do mal.
    Vamos apoiar essa luta.

  8. nos parentes nao devemos nos abaixar mas se for pra ir a guerra que va mas defenda com unhas e dentes nossa terra para que depois mais tarde nao teja nossos parentes pela as ruas pedindo comida como o governo faz com os outros depois ficam na miseria mas nao deixem tomar as terras lutar até a morte so assim ganharemos um futuro aos nossos filhos
    estou com voces
    tapirapé guajajara maranhao

  9. Deixem os povos Indigenas em PAZ!!!!! com a sua cultura suas familias, Eles merecem o nosso respeito!!

  10. Pingback: VÍDEO: Índios intimidados pela Polícia Brasileira · Global Voices em Português·

  11. Deixarei que quando o Senhor vier vai cobra das mão sanguinária que tem fazendo todos indios inocêntes pagar por uma coisa que o governo no tem que está a ir para pertubar o sucego dos que tem lutado pelos seus direito.deixe ele viver em paz.com suas tradições.nó temos que dá para eles,tudo que uma pessoa comum.eles são como nós não tem nada que faz eles ser diferentes que eu e vcs.

  12. Pingback: AMAZON WATCH » URGENT: “We will die. We will not leave without being heard.” | Spirit In Action·

  13. É impressionante a força desse povo, eles sim, mostram ser brasileiros verdadeiramente! Esse país que se diz o país de “todos” não passa apenas de um país para quem tem poder! Índios de todas as tribos a minha mensagem é essa: LUTEM, lutem por um Brasil melhor, eu estou com vocês, pode nao ser o suficiente, mas estou apoiando com toda a minha força, se verem isso me mandem noticias, caso contrario, sinta que o povo brasileiro está com voces, nós somos um povo unido e vamos lutar pela mesma causa, e eu gostaria muito de vivenciar essa luta de voces a ajudar no que eu poder, prometo postar videos defendendo e apoiando voces, infelizmente não posso me locomover onde vcs estao, mas farei o que estiver ao meu alcance! Um grande abraço.

  14. Pingback: URGENT: “We will die. We will not leave without being heard.” | Sovereign Independent UK·

  15. Eles São Os verdadeiros donos dessa terra e olha como São tratados através da violência como animais fazem tudo em nome do progresso se for possível eles matam que absurdo

  16. Pingback: URGENT: “We will die. We will not leave without being heard.” | Earth First! Newswire·

  17. Pingback: فيديو: الشرطة البرازيلية ترهب السكان الأصليين · Global Voices الأصوات العالمية·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s