Carta no. 1

Carta da ocupação de Belo Monte

Nós somos a gente que vive nos rios em que vocês querem construir barragens. Nós somos Munduruku, Juruna, Kayapó, Xipaya, Kuruaya, Asurini, Parakanã, Arara, pescadores e ribeirinhos. Nós somos da Amazônia e queremos ela em pé. Nós somos brasileiros. O rio é nosso supermercado. Nossos antepassados são mais antigos que Jesus Cristo.

Vocês estão apontando armas na nossa cabeça. Vocês sitiam nossos territórios com soldados e caminhões de guerra. Vocês fazem o peixe desaparecer. Vocês roubam os ossos dos antigos que estão enterrados na nossa terra.

Vocês fazem isso porque tem medo de nos ouvir. De ouvir que não queremos barragem. De entender porque não queremos barragem.

Vocês inventam que nós somos violentos e que nós queremos guerra. Quem mata nossos parentes? Quantos brancos morreram e quantos indígenas morreram? Quem nos mata são vocês, rápido ou aos poucos. Nós estamos morrendo e cada barragem mata mais. E quando tentamos falar vocês trazem tanques, helicópteros, soldados, metralhadoras e armas de choque.

O que nós queremos é simples: vocês precisam regulamentar a lei que regula a consulta prévia aos povos indígenas. Enquanto isso vocês precisam parar todas as obras e estudos e as operações policiais nos rios Xingu, Tapajós e Teles Pires. E então vocês precisam nos consultar.

Nós queremos dialogar, mas vocês não estão deixando a gente falar. Por isso nós ocupamos o seu canteiro de obras. Vocês precisam parar tudo e simplesmente nos ouvir.

 Vitória do Xingu (PA), 02 de maio de 2013

7 Respostas para “Carta no. 1

  1. Sem palavras, isso e uma covardia, desde quando o Brasil foi invadido pelos Portugueses esta Terra ja era Habitada,não há leis que Pinie essa falta de humanidade, não ?

  2. Realmente e vergonhoso, ainda mais com a Presidente Dilma do Partido Trabalhista. Parem com as ofensas aos Índios, escutem-nos, dialoguem com eles de igual para igual. Estudem bem este caso a quem interessa realmente a barragem???

  3. O BRASIL FOI INVADIDO PELO UM MONTE DE VAGABUNDA,, ESTUPRADORES, ASSASSINOS EM 1500 E OS ÍNDIOS DESDE AQUELA ÉPOCA NÃO TIVERAM MAS PAZ,, VEJA QUE RAÇA MALDITA E O SER HUMANO INFORMADO, O NEGOCIO É INVADIR E TOMAR O QUE O POBRE TEM, OS ÍNDIOS SÃO OS VERDADEIROS DONOS DO BRASIL, TODA DOCUMENTAÇÃO FEITA É DE SEGUNDA! CATEGORIA.. NAÇÕES UNIDAS TEM DE SOCORRER ESSE POVO HISTÓRICO QUE AINDA RESTA, É MUITA GANANCIA E MALDADE O QUE ESTÃO FAZENDO.

  4. Pingback: Ocupação Belo Monte: Nós somos a Amazônia e queremos ela em pé : Núcleo de Direitos Humanos – Unisinos·

Deixe um comentário